Administração

CGB – Conselho Governamental Brasileiro

  • Ecovila Vrajadhama

  • Fazenda Nova Gokula

  • Ashram Vrajabhumi

  • Paraiso dos Pandavas

  • Ecovila Goura Vrindavana

  • Adi-Templo SP

  • Sem. Hare Krishna

A ISKCON Brasil – braço nacional da Sociedade Internacional para Consciência de Krsna – é administrada pelo CGB – Conselho Governamental Brasileiro. Tal conselho é ligado diretamente à administração mundial da ISKCON, o GBC – Governing Body Commission, situado em Mayapur, na Índia.

O GBC é a organização máxima da ISKCON, responsável por gerenciar a sociedade e manter os padrões espirituais e objetivos estabelecidos por Srila Prabhupada. Hoje, é composto de 34 membros, cujos cargos são vitalícios. O Diretor Executivo da ISKCON, trabalhando em tempo integral,  é Tamohara Dasa.

Além de Tamohara Dasa, coordenador da execução das diretrizes, as aplicações da leis determinadas pelo GBC, representantes do GBC são responsáveis por diferentes regiões do mundo. Às vezes, uma região terá dois ou mais GBCs (coGBCs). A maioria dos GBCs tem múltiplas zonas sob sua responsabilidade.

A “pessoa” GBC de uma dada região é a autoridade máxima administrativa, falando em nome do GBC como um todo. O GBC do Brasil é Devamrta Swami. Discípulo de Sua Divina Graça Srila Prabhupada, ele é responsável também pelo Havaí e coGBC para África do Sul, Austrália, Nova Zelândia e Gita Nagari (fazenda na Pensilvânia).

Administração no Brasil

O GBC do Brasil é Devamtra Swami, mas outros brasileiros trabalham na administração local, em conjunto com o GBC, para garantir que as determinações e objetivos da ISKCON sejam implantados. O Brasil agora tem quatro Secretários Zonais: Dhanvantari Swami e prabhus Hanuman Das, Yamunacarya Das e Giridhari Das (este em experiência).

Em vez de dividir o país em regiões ou zonas, estes quatros representantes, apontados diretamente pelo GBC, trabalham juntos, nacionalmente.

Além deles, o Conselho Governamental do Brasil – CGB – reúne os líderes de todas as cidades do país, além de Secretários Nacionais, o Diretor da BBT Brasil, o Presidente da Fundação Bhaktivedanta, os Sannyasis e Gurus brasileiros. O CGB é uma entidade legalmente constituída, com estatuto, CNPJ, e obrigações. Sob coordenação do seu Comitê Executivo,  se reúne anualmente para aprovar projetos, discutir assuntos de importância nacional, criar a oportunidade dos membros se conhecerem e aprenderem uns com os outros, aperfeiçoar seu funcionamento e votar seus representantes no Comitê Executivo (CE).

O chamado CE é responsável por administrar assuntos nacionais e supervisionar o funcionamento das Secretarias Nacionais. Um total de cinco membros são eleitos.

O Comitê Executivo conta ainda com membros que não são eleitos. São eles: Loka Sakshi Das, como memória viva, enriquecendo o CE com sua sabedoria e larga experiência administrativa da ISKCON do Brasil e que atua como conselheiro; e os Secretários Zonais, que não podem assumir o cargo de presidente, vice-presidente ou secretário. Conheça abaixo seus integrantes:

Comitê Executivo

Dhavali Das (Presidente)

Sri Krsna Murti Das (Vice-presidente)

Bandhu Caitanya Das

Vaisnava Krpa Devi Dasi

Daruka Das

ce-cgb@googlegroups.com

Secretários Zonais

Dhanvantari Swami
Hanuman Das
Yamunacarya Das
Giridhari Das (em experiência)

secretarios.zonais@iskcon.com.br

Apoio ao CGB

Secretário: Guruprema Das: gpdasa@hotmail.com
Tesoureiro: Raghu Vira Das: raghuviradas@gmail.com

Secretarias do CGB

Além da força e motivação de cada um dos devotos brasileiros, a administração da ISKCON Brasil conta ainda com oito secretarias e um escritório especial. São elas: Adoração, Comunicação, Cuidado aos DevotosDiálogo Interreligioso, Distribuição de Livros e Harinama, Integração Institucional, Justiçae Juventude, além do Escritório de Proteção à Criança.

Todo integrante da ISKCON pode, através de seu representante no CGB, enviar um projeto ou lei para ser avaliado nas reuniões anuais. O que é, quem vai fazer, com que recursos? Todos podem reconhecer uma lacuna e contribuir. Participe!

Para saber mais sobre a filosofia Hare Krishna, clique aqui.