A Ata da Reunião Ordinária do Conselho Governamental Brasileiro (CGB), realizada de dias 7 a 10 de junho,  ainda não foi divulgada. O site da ISKCON Brasil antecipa, no entanto, algumas das decisões tomadas pelos líderes brasileiros, como a escolha do novo Comitê Executivo (CE) e criação de uma nova secretaria.

O Comitê Executivo, chamado CE, é o grupo representante do CGB que, entre outras atribuições, supervisiona a realização das decisões do CGB (veja mais em Administração).

Após esta reunião, o CE ficou assim composto:

  • Dhavali Das (João Pessoa-PB / Presidente CE)
  • Sri Krsna Murti Das (Belo Horizonte-MG / Vice-presidente CE)
  • Bandhu Caitanya Das (Itajaí-SC)
  • Vaishnava Krpa Devi Dasi (Secretaria de Cuidado aos Devotos)
  • Daruka Das (Ecovila Vraja Dhama-PE)

A atual composição do CE reflete o modelo de sucessão atualmente corrente do GBC, autoridade administrativa máxima da ISKCON. Este modelo de renovação natural não significa, absolutamente, uma exclusão dos devotos sêniors do processo decisório: o CE age sempre sob a tutela dos Secretários Zonais, bem como apreciação das Secretarias e demais membros do CGB.

Outra novidade foi a instituição da Secretaria de Distribuição de Livros e Harinama, da qual Bandhu Caitanya Prabhu foi escolhido como Secretário Interino. Ele delineará critérios e atribuições da Secretaria e Secretário, após o que será estabelecido o Secretário definitivo (que pode vir a ser o próprio Bandhu Caitanya Prabhu) e se dará início a suas atividades.