Ratha Yatra itinerante leva deidades de Salvador a outras cidades do Nordeste

Ratha Yatra itinerante leva deidades de Salvador a outras cidades do Nordeste

Uma tradição milenar chegará pela primeira vez às ruas da capital pernambucana: o Ratha Yatra. Trata-se de um desfile cultural e religioso estabelecido originalmente em Jagannatha Puri, Norte da Índia, onde carros alegóricos (carruagens) que carregam formas de Krishna são puxados por cordas. Desde 1968, esse festival é celebrado nas principais cidades do mundo por meio do movimento Hare Krishna, ou Sociedade Internacional para Consciência de Krishna (ISKCON).

No Recife, o Ratha Yatra ocorre neste sábado, dia 8, das 10h às 12h, na Avenida Boa Viagem. A saída será do Edifício Acaiaca. E o percurso termina na Praça La Coruña (ou Segundo Jardim). No trajeto serão entoados mantras e, ao final do evento, será distribuído gratuitamente lanche lacto-vegetariano. No Brasil, a procissão acontece anualmente em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Salvador.

Segundo a linha monoteísta do hinduismo, o Ratha Yatra representa o momento em que Deus, na forma ou deidade de Jagannatha, Baladeva e Subhadra, sai do seu Templo e desfila pelas ruas sobre uma carruagem. Todo os participantes podem e são incentivados a puxar as cordas do carro, simbolizando o desejo de terem Deus perto de si, eliminando assim obstáculos espirituais.

O Ratha Yatra que chega ao Recife é um festival itinerante – que já passou por Campina Grande e Caruaru – com intuito de promover a cultura da paz e tolerância religiosa. Trata-se de um evento gratuito e aberto a toda população, com o apoio da Prefeitura do Recife.

Saiba mais

  • A “carruagem” que chega ao Recife tem 4 metros de comprimento e é toda desmontável. Leva cerca de uma hora para ser montada.
  • Krishna (Deus) tem diversos nomes, que mudam de acordo com o tempo e o local do seu aparecimento.
  • No Ratha Yatra, Krishna tem a forma negra e é chamado de Jagannatha. Ele é sempre acompanhado por seus irmãos Baladeva e Subhadra.
  • O Ratha Yatra é o mais antigo evento religioso registrado na história da Índia e lá reúne cerca de cinco milhões de pessoas.
  • O festival foi trazido ao ocidente por Srila Prabhupada, mestre espiritual fundador da Sociedade Internacional Para a Consciência de Krishna, ISKCON (ou Movimento Hare Krishna).
  • O Ratha-Yatra foi realizado pela primeira vez fora da Índia, em 1968, na cidade de São Francisco, nos EUA. Dia transformado em feriado municipal na Califórnia.
  • Em Salvador, o Ratha Yatra costuma ser acompanhado de trio elétrico. Em São Paulo, é realizado em plena Avenida Paulista e, no Rio, na orla do Leblon.
  • O festival é realizado ainda em cidades como Moscou, Paris, Londres, Madri, Budapeste, Roma, Amsterdã, Zurique, Buenos Aires, Lima, Sidney, Melbourne, Adelaide, Calcutá, Nova Dehli.